Ergonomia é a ciência que estuda a interação entre o homem e seus meios de produção, essa interação busca alcançar três objetivos básicos: Conforto, segurança e eficiência. Quando falamos de ambientes de trabalho, sabemos que o que mais afeta o dia a dia dos colaboradores diretamente é seu posto de trabalho, principalmente as mesas e cadeiras que eles utilizam.

Em escritórios corporativos, onde passamos várias horas do dia, devemos nos atentar não apenas no acabamento que o mobiliário nos oferece, mas também, se este atende as regras da NR-17. Por meio do Ministério do Trabalho, a NR-17 é regulamentada e orienta da melhor forma como as empresas devem preservar a segurança e bom desempenho de seus colaboradores prevenindo principalmente doenças ocupacionais.

Além do benefício de evitar doenças a ergonomia promove a redução de ausências por afastamento, melhora a produtividade dos seus colaboradores, promove a valorização do seu pessoal e mostra diante dos clientes a importância de implantar essa regulamentação dentro do seu negócio.

Em nosso meio de trabalho o que mais nos afeta são as mesas e cadeiras como citamos acima. A mesa de trabalho precisa estar em uma altura confortável que coloque seu monitor e teclado na posição correta, permitindo que a digitação seja com as mãos e braços paralelos ao solo, pés retos apoiados totalmente no chão ou apoio de pés, e pernas encaixadas de forma confortável por baixo da mesa.

Já a cadeira precisa ter um bom encosto, precisa ser regulável para que a lombar se apoie da forma correta, o descanso dos braços deve estar na altura adequada para que apoie os braços paralelos ao solo e a cadeira precisa ter um ajuste de altura para que os pés fiquem apoiados da forma correta.

Pequenos detalhes fazem uma grande diferença em nosso cotidiano, eles garantem o bem-estar e proporcionam um melhor aproveitamento das tarefas diárias, a Matriz Office trabalha com produtos assim, proporcionamos produtividade e design diferenciados. Para melhores ambientes de trabalho conte com nossos consultores.