3 problemas que uma cadeira para escritório inadequada pode causar

O uso de cadeiras inadequadas está diretamente ligado a doenças ocupacionais, uma cadeira confortável e correta para um trabalho específico é fundamental para a produtividade e conforto da pessoa que a utiliza.

Quais as consequências de uma cadeira inadequada?

Vários problemas podem ter consequência de mal uso relacionado a uma cadeira de escritório inadequada. Nesse texto vamos citar 3 consequências de uma cadeira que não é indicada para trabalho dentro de um ambiente corporativo.

 

1 – Lesão por esforço repetitivo (LER)

A lesão pode ocorrer por movimentos contínuos e excessivos, que junto a má postura podem ocasionar lesões em músculos, ligamentos e tendões. Essa postura causa também fadiga, redução da amplitude do movimento, sensibilidades, formigamentos, agravamento de outras lesões já existentes e além de tudo, muitas dores.

A LER pode ser tratada apenas com fisioterapia e tem um alto índice de afastamento pelo INSS.

2 – Dores na coluna

A ergonomia da cadeira está diretamente ligada a postura em que ela te coloca quando sentado corretamente. Uma cadeira para escritório correta, que atende as normas da NR 17, pode ter suas especificações voltadas para pessoas que ficam de 6 a 12 horas sentados. Uma cadeira inadequada causa estresse muscular e por consequência dores constantes, gerando curvaturas e proporcionando a pessoa hérnias de disco e bicos de papagaio, por exemplo.

O tratamento pode ser feito também com fisioterapia, acompanhado de uma cadeira adequada a tarefa da pessoa que a utiliza, aliado a hábitos saudáveis.

3 – Má circulação sanguínea

O sangue é responsável pela oxigenação das células e leva nutrientes para todas as partes do corpo, mas quando esse processo é prejudicado, podem se apresentar graves problemas e consequências, principalmente nas pernas. Essas ficam comprimidas quando a altura da cadeira é incorreta.

Aliado a hábitos saudáveis e ginástica laboral, a ergonomia entra para sanar esses problemas. Com a cadeira adequada, a circulação não é cortada e o sangue flui corretamente através dos vasos sanguíneos. A produtividade também é afetada em até 40% quando a saúde é prejudicada.

 

Como saber identificar a cadeira adequada para cada tipo de utilização?

A Matriz Office oferece pessoas especializadas em projetos para seus layouts corporativos e dão uma consultoria especializada em ergonomia, atentos a todos os detalhes necessários para que os seus cliente e colaboradores tenham conforto e adequação correta.