Sistemas deslizantes, uma solução para conservação de acervos

A preservação de documentos, peças artísticas ou históricas vem do controle e conservação de acervos. Parece uma pauta sem importância, mas o tipo armazenamento é fundamental para o sucesso e longevidade do material que está sendo guardado.

A conservação dos acervos são práticas e procedimentos específicos, assim como ações, que cada instituição segue para proteção de seu patrimônio, seja cultural ou de pesquisa.  Exemplo disso são as políticas internas de museus, que seguem à risca normas de conservação e medidas de controle externo e interno, com trabalho das coleções, exposições e situações de risco.

Mas todos os acervos estão suscetíveis a degradação, e algumas das principais causas desses problemas são agentes climáticos (temperatura, luz e umidade), biológicos (fungos, bactérias e insetos), químicos (poluentes) e mecânicos (manuseio inadequado e vandalismo).

Apesar da degradação existem ações internas regidas pelas normas dessas instituições que trabalham para que isso não ocorra, ou que a degradação desse material seja reduzida. São ações de preservação, conservação, restauração, classificação e vários outros procedimentos para que o acervo siga intacto.

É aí que entram os arquivos deslizantes, específicos para guarda de acervos, um produto que contribui com a forma correta de armazenamento para cada necessidade, tendo soluções desde armazenamento de plantas e sementes, a reservas técnicas e de armas.

Os sistemas deslizantes permitem uma variada configuração para guarda de obras de arte, esculturas, mídias, papéis e qualquer tipo de material sendo de pequeno ou grande volume, com capacidade de suportar ambientes climatizados, específicos para tipos de armazenamento. Além de fácil limpeza e manutenção, ele proporciona organização e otimização da guarda desse material liberando até 70% do espaço ocupados por estantes comuns.

A Matriz Office possui profissionais altamente capacitados, com soluções para guarda de acervos de todos os tipos e necessidades. Entre em contato conosco e agende uma visita.