As certificações são um requisito essencial para todas as empresas que desejam competitividade em um contexto de mercado globalizado por intermédio da melhoria de seu desempenho, essas certificações variam de acordo com cada segmento de mercado. A Matriz Office trabalha com modelos de poltronas para auditório que se adequam ao seu projeto e atendem a diferentes tipos de certificações, nacionais e internacionais, para garantir a qualidade e segurança. As principais certificações das nossas poltronas são a FSC, a NR 17, NBR 15878 e a ISO 6940: 2004. Abaixo apresentamos mais detalhes sobre cada uma delas.

A Certificação FSC (Forest Stewardship Council)surgiu em resposta à preocupação em relação às florestas mundiais e consiste na valorização de produtos originados do manejo responsável. O FSC é um sistema de certificação internacionalmente reconhecido, que identifica, através de sua logomarca, produtos originados do bom manejo florestal. O selo FSC é a ferramenta de controle da produção florestal, que tem por objetivo orientar o consumidor em suas decisões de compra. Em suma, ele oferece uma ligação confiável entre a produção e o consumo responsáveis de produtos, permitindo que consumidores e empresas tomem decisões em prol das pessoas e do ambiente.

A Norma Regulamentadora 17 (NR17) de acordo com o Guia Trabalhista tem como objetivo “estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”. Isso significa que ela regulamenta a ergonomia no ambiente de trabalho, visando essencialmente o conforto, a diminuição de lesões e o aumento da produtividade dentro das empresas.

Já a NBR 15878 especifica os métodos de ensaio e os requisitos que determinam a resistência e a durabilidade estrutural de todos os tipos de assentos para espectadores, que são fixados ao piso e/ou paredes de forma permanente, seja na forma de bancos ou cadeiras simples. Esta Norma também inclui uma tabela de valores de ensaios com cargas e ciclos. Esta Norma aplica-se aos lugares fixados permanentemente em filas, mas não aos assentos conjugados não fixados ao piso e/ou paredes. A avaliação do efeito do envelhecimento e da temperatura ambiente não está incluída. Estes ensaios não se destinam a avaliar a durabilidade dos materiais de enchimento, tais como espumas e seus revestimentos. Os ensaios visam valorizar a resistência e a durabilidade de assentos para espectadores classificados, independentemente dos materiais, da concepção/execução ou dos processos.

E a ISO 6940: 2004 especifica um método para a medição da facilidade de ignição de tecidos e produtos industriais orientados verticalmente na forma de tecidos monocomponentes ou multicomponentes (revestidos, acolchoados, multicamadas, construções tipo sanduíche e combinações similares), quando submetidos a uma chama pequena e definida. Este método avalia as propriedades dos tecidos em resposta ao contato da chama sob condições controladas.

Fique atento se seu fornecedor atende as normas exigidas por lei, elas servem para segurança do seu negócio e de seus colaboradores.